22 de novembro de 2010

O show de Paul McCartney em São Paulo por Edu Henning.

ARRUMADA, de novo, não quer perder a chance de reproduzir aqui a cobertura do jornalista Edu Henning no show de Paul McCartney ontem em São Paulo.

Momentos Especiais

Por Edu Henning


Quando Paul McCartney tirou o chamativo blazer azul, depois da música Highway, sexta no repertório, o público delirou como se fosse um sensual strip-tease. A banda, enquanto Paul ficava somente de camisa branca, suspensório e calça preta, tocou acordes que lembravam músicas tipicamente usadas em strip-tease. O público assobiou como se fosse um peão de obra acompanhando a passagem de uma garota de mini-saia.

My Love, clássico romântico do tempo da banda Wings, também merece destaque. O estádio todo cantou junto. Eu me arrepiei e telefonei para casa na tentativa de fazer um "carinho" na minha mulher. Acho que todos tiveram a mesma idéia, pois não consegui completar a ligação. No final da música, McCartney disse, em português: "É bom estar de volta ao Brasil, terra da música linda".

 Paul McCartney, por sinal, "falou" menos português em São Paulo do que em Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, o ex-beatle usou expressões e gírias tipicamente gaúchas. O que, por sinal, provocou um simpático efeito cênico. Aqui em São Paulo ele repetiu quase as mesmas frases. Mas, sem sombra de dúvida, nenhum outro astro internacional em passagem pelo Brasil, conversou, se expressou ou disse frases de efeito em português quanto Paul McCartney.

O ex-beatle estava tão solto no palco, se sentindo tão em casa, que no meio da música "And I Love Her" virou de costas e rebolou. O cinegrafista responsável pelas imagens do telão de alta definição aproveitou a deixa e deu um close do traseiro de McCartney. A platéia, mais uma vez, se rasgou.

Outra dançinha que agitou o Morumbi – e isso já tinha acontecido no Beira Rio, em Porto Alegre – ficou por conta do baterias Abe Laboriel. O músico, durante a execução de Dance Tonight, ficou de pé em frente a bateria e dançou no melhor estilo da coreografia de Macarena. Dessa vez, depois que a música chegou ao fim, Paul "obrigou" que Laboriel fizesse a dança novamente para mais aplausos dos presentes no estádio.

Uma grande surpresa ficou por conta do guitarrista Rusty Anderson que, ao final de “Peperback Writer” mostrou as costas de seu instrumento para o telão onde foi possível ler “obrigado” em português. Essa prova de carinho com o público não aconteceu em Porto Alegre.

Os fãs presentes prepararam uma surpresa para Paul McCartney. Nos últimos meses rodou na internet uma história que todos deveriam levar bolas brancas para prestar uma homenagem o ídolo. E que, durante a música “A Day In The Life”, deveriam acenar com as bolas nas mãos. Achei, na ocasião, que a coisa não daria muito certo. Lá fora, na fila, vi algumas pessoas distribuindo brancas bolas de festa de aniversário. Mas, ao primeiro acorde do clássico dos Beatles, o Morumbi ficou branco, coberto de bolas brancas acenadas de todos os cantos. Tinham bolas brancas na arquibancada, nas áreas vips, nas pistas e principalmente em frente ao palco. No fim da canção o público jogou as bolas para o alto e Paul McCartney praticamente desapareceu. Sensacional. Paul, recuperado do susto, foi ao microfone e disse: “simplesmente lindo!”



O show de Paul McCartney também veio para registrar que estamos na era digital. Não estou falando da alta tecnologia utilizada no espetáculo. Estou me refiro ao bom uso do celular durante a música “Let It Be”. Paul cantou tendo imagens de velas acesas exibidas no telão central. O público imediatamente correspondeu levantando celulares ligados. O Morumbi parecia um céu estrelado. E para fechar a quadro, no alto do palco, a lua cheia iluminava São Paulo e decretava que a chuva era algo do passado.

Depois de “Let It Be” entraram com “Live And Let Die”, Então, consequentemente, fiquei esperando as tradicionais explosões que acontecem nos show de Paul McCartney durante a execução desse clássico de um dos filmes da serie do agente secreto 007. Não tinha visto nada igual antes. Em nenhum dos outros shows de McCartney, que tive oportunidade de acompanhar de perto, as explosões foram tão espetaculares. Na boca de cena, em frente da banda aconteceram coloridas e festivas explosões. Enquanto isso, por trás do palco, fogos de artifícios eram lançados ao ar. Ao dava para saber para onde olhar. De tirar o fôlego.





Outro ponto diferenciado desse show em São Paulo foram as quarenta torres de luz instaladas sobre o anel superior do Morumbi. Um elemento cênico extraordinário e que não foi utilizado no show de Porto Alegre. Essas torres, com suas mudanças de cores e formas, deram um envolvimento enorme ao público presente ao estádio.

O show acabou exatamente 24 minutos depois da meia noite (lembro que começou às 21h37). E o último momento de surpresa da noite ficou por conta da saída final de Paul McCartney do palco. Depois de várias idas e vindas para o aplauso dos presentes. Um tropeço levou o ex-beatle ao chão. Agilmente ele levantou sozinho, virou para o publico e, com a bandeira do Brasil nas mãos, acenou como se estivesse dizendo “estou bem” enquanto o Morumbi soltava um sonoro “óóóóóóó”.



Imediatamente depois disso o telão e as luzes do palco foram apagadas. Foi quando, ao meu lado, um gaiato lembrou um dito popular: “Rapaz, que perigo! Velho morre de diarréia ou de queda, né?”. Tenho absoluta certeza que se isso tivesse acontecido Paul McCartney morreria feliz, pois esse foi um dos melhores show que ele fez em sua gloriosa e bem sucedida carreira. Pelo menos, foi o melhor que eu já tive oportunidade de ver. Para aquele espirituoso fã eu respondi imediatamente: “Amigo, um Paul McCartney não morre nunca”. E, apontando para o céu, completei: “No máximo fortalece a luz daquela lua”. E mando daqui um recado para Alcione, minha amada mulher, que perguntou, na saída de casa, se eu não já tinha visto esse show: nunca vi nada igual!

A cobertura completa do antes e depois do show e ainda o que virá na noite de hoje, 22, você confere no Folha Vitória


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...